Notas de Corte do SISU – Consulte e entenda como é feito o cálculo!

A Notas de corte do SISU é muito importante ao estudante que deseja ingressar em uma instituição de ensino superior pública.

Pois, se trata do ponto chave desse processo e todo candidato deve se atentar a esse fator.

Publicidade

O Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo Governo Federal e é uma responsabilidade do Ministério da Educação (MEC).

Sobretudo, o principal objetivo desse processo é proporcionar vagas em instituições públicas baseando na pontuação feita no Exame Nacional do Ensino Médio.

Sendo assim, isso significa que é um sistema que apresenta como um processo de seleção entre as pessoas que se encontram interessadas em alguma vaga de algum curso de alguma faculdade pública.

Em dois momentos do ano o SISU fica disponível para receber inscrições.

Publicidade

Quer conhecer mais sobre o SISU e a sobre as notas de corte do SISU? Acompanhe!

Quem poderá participar do SISU? Entenda!

A nota de corte do SISU está conectada de forma direta com quem poderá fazer a inscrição nesse processo.

Todavia quanto mais pessoas se cadastram, maior será a disputa e assim ficará mais acirrado.

Será permitido se inscrever quem:

  • Participou da edição do Enem que aconteceu no ano passado;
  • Quem obteve uma nota maior do que zero;
  • Não participou da prova atuando como trainee, ou seja, pessoas que ainda estão em séries anteriores ao terceiro ano do ensino médio.

Veja aqui como fazer a sua inscrição!

Quer saber mais sobre a nota de corte SISU funciona? Fique ligado!

Notas de Corte do SISU - Encceja BR

Notas de corte do SISU: como funciona?

O processo da nota de corte SISU possui o propósito de que os candidatos possuam a chance de acompanhar o processo de seleção.

Logo, se baseando em uma pontuação mínima e que define também os selecionados para determinada modalidade dessa disputa.

O mínimo será formado com base em um número de vagas que se encontram disponíveis para esse curso e a instituição e o número de pessoas inscritas para tal vaga.

Isso significa que quando mais pessoas estão inscritas maior será a disputa e serão selecionados aqueles que conseguiram obter a melhor nota.

É por isso que os cursos que são bastantes concorridos, como engenharias e medicina, possuem uma alta note de corte no SISU.

Também é valido salientar que cada um dos cursos irá priorizar os conteúdos que acabaram sendo aplicados no Enem com alguns critérios diferenciados, ou seja, de acordo com cada área.

Desta maneira, se você concorre a uma vaga no SISU para engenharia civil, a nota média que será exigida em matemática é bem maior que a média em relação aos outros conteúdos. Entendido?

A partir do segundo dia das inscrições no SISU, o sistema irá atualizar todos os dias a nota de corte, de acordo com o número de inscritos.

E o que o simulador de nota de corte do Enem?

Uma excelente novidade foi disponibilizada em que é o simulador da nota de corte do SISU.

Se trata de um portal que foi criado por esse programa para que os candidatos possam acessar uma prévia sobre essa classificação.

Agora que você entende um pouco sobre a nota de corte SISU poderá passar por esse processo de forma tranquila.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o!

Veja também como se inscrever no PROUNI!

Rate this post